O que é um edifício acessível e como conseguir isto na prática?
- Amanda Lorem Y

- 17 de set.
- 2 min de leitura
Quando um edifício “conversa” com seus usuários um dialogo de inclusão e respeito pelas diferenças pessoais sendo igualitário, simples, informativo e seguro, minimizando esforços em espaços adequados técnica e esteticamente, estamos diante de um edifício com acessibilidade.
Por outro lado, quando a gente caminha pelo local e experimenta os “monólogos” oriundos da falta de acessibilidade, o degrauzinho na entrada, porta difícil de abrir ou estreita, placas indicativas com letra miúda, falta de corrimão, rotas inadequadas ou o banheiro difícil de usar estamos diante de um mapa simples de prioridades sobre o que precisa ser ajustado de imediato e o que exige obra.
Na prática, em edifícios já construídos, o primeiro passo é fazermos uma avaliação “pós-ocupação” do edifício, já em uso ou não, para verificar possibilidades de acertos que o projeto arquitetônico existente permite, algo bem mais simples e correto quando o projeto ainda não foi construído.
Como tarefas praticas após avaliação, podemos considerar certos ajustes mais simples, necessários para melhorar a condição de acessibilidade do edifício, como:
✅ Entrada sem surpresas com rampa onde couber e rota livre (sem obstáculos).
✅ Sinalização indicativa clara, placas com letra grande e bom contraste, setas indicando o caminho.
✅ Apoio e segurança: corrimão dos dois lados, boa iluminação (sem ofuscar).
✅ Banheiro que funciona com barras de apoio e espaço pra manobrar.
✅ “Faixinhas” no chão que guiam e avisam (ajudam quem tem baixa visão).
Por vezes, e quase sempre, as adequações necessárias para tornar acessível o edifício, precisamos ajustes maiores que requerem a realização de obras, como a construção de rampas fixas ou plataformas, elevadores, adequação na medida de áreas de banho e serviços.
A Arqcess, diante destas situações, oferece soluções planejadas de acordo com as possibilidades financeiras e prazos contratuais. Também oferecemos treinamentos com vistas a manutenção preventiva de equipamentos e serviços, estabelecendo um padrão de rotinas com funcionários e usuários.
Como saber que as medidas tomadas deram certo?
Sem dúvida a observação simples e objetiva revelando mais pessoas usando os espaços com maior autonomia, menos tropeços e reclamações e uma avaliação melhor dos usuários.
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